Alimento básico e essencial para qualquer refogado, a cebola garante sabor extra a qualquer preparação e conta com apenas um inconveniente: leva qualquer um às lágrimas ao ser picada. O “sofrimento”, no entanto, pode ser evitado com truques bastante simples.
O choro causado pela cebola ocorre devido a enzimas que são liberadas dentro do alimento. Quando entram em contado com a água dos olhos, elas reagem e formam ácido que provoca sensação de queimação. Os olhos, como medida de proteção, produzem lágrimas que tentas afastar a substância irritante.
Como cortar cebola sem chorar: 4 dicas
1. Um dos truques mais conhecidos e eficientes é cortar a cebola ao lado de uma chama do fogão acesa. O método funciona porque a chama consome parte dos gases irritantes antes de eles se transformarem em ácido sulfúrico e chegarem aos olhos.
2. Outra dica que segue o mesmo raciocínio é cortar a cebola ao lado de um recipiente cheio de água quente. O vapor da água vai empurrar para longe os gases irritantes do alimento, evitando o contato com os olhos.
3. Deixar a cebola na geladeira por 24 horas antes de descascar e cortar também ajuda a acabar com as lágrimas na cozinha, assim como deixar o alimento em água fria por meia hora antes de picá-las.
Isso porque a temperatura amena reduz a intensidade da irritação ao diminuir o fator lacrimejante do alimento.
4. Picar a cebola dentro de um recipiente com água fria também evita o choro na hora do corte. O método, no entanto, é o mais complicado de todos, pois exige certa habilidade e uma faca bem afiada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário